sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MISSIONÁRIDADE, À LUZ DO DOCUMENTO DE APARECIDA.

Como filhos e filhas de Deus, temos a sensibilidade de ajudar ao próximo, ajuda essa que se estende do material ao espiritual, essa sensibilidade é o que posso traduzir como um convite ao projeto de Jesus que, em vida terrena depositou todo seu tempo em ajudar os mais necessitados de inclusão na sociedade e de vida espiritual pobre.
Baseado no documento de Aparecida que diz: “(na igreja) Todos os seus membros estão chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, para que nossos povos tenham vida Nele” (Resumo do documento final de Aparecida) podemos perceber a preocupação dos bispos em introduzir cada vez mais a figura do cristão na missionariedade da igreja. Ora, pode o homem ser missionário, sem antes ser discípulo? E pode ser discípulo sem antes ter um encontro pessoal com Cristo? Outrora precisamos saber o que devemos fazer para sermos membros eficazes do projeto de Jesus, isso se dará quando desejosos dessa atitude termos um encontro pessoal com Cristo, que é caminho, verdade e vida (Jo 14,6).
Quando tomarmos posse da missão que nos é confiada como novos CRISTOS, ou seja, ungidos de Deus, “para pregar boas novas aos mansos; restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Is 61, 1) passaremos a ter sensibilidade de ajudar aqueles que como nós, embora não tenham consciência de tal missão, tem a missão de ser conosco novos CRISTOS. O CELAM - Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe, teve uma preocupação de como dinamizar a catequese dos cristãos católicos da América – latina e do Caribe, onde puderam perceber uma riqueza regional que é a “a fé no Deus amor”.
O CAM 3 - Terceiro Congresso Missionário Americano, com o tema: “América com cristo” e lema: “Escuta, aprende e ensina”, é uma forma de concretizar o pensamento dos bispos que durante o CELAM desenvolveram um novo projeto de pastoral, formando um novo ardor apostólico e um maior compromisso missionário para a divulgação do evangelho de Cristo.
O mesmo nos propõe a ESCUTA da palavra, pois escutar a palavra de Deus, o magistério e a tradição da igreja fortalece o missionário a ter coragem de se dispor a exemplos de Maria e dos Apóstolos, primeiros missionários do Cristo. APENDER com a palavra a executar sem ódio mais também sem medo a palavra do Senhor. ENSINAR
Agora como cristãos, temos que nos apropriar desse chamado e apelo da igreja, e não somente dela, mas do Cristo que junto aos mais pobres grita pedindo incessantemente a sua igreja que tenhamos compromisso com o reino de Deus, pois disse “Felizes os pobres de espírito pois deles é o reino dos Céus” (Mt. 5). Somente assim, sendo discípulos e missionários assumindo o projeto do reino, em Cristo os povos terão vida.

DIEGO DA SILVA MOURÃO

Nenhum comentário: