quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O PRÉ-CONCEITO RACIAL E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


“Será que andaram juntos duas pessoas se não tiverem de acordo?”

Amós 3,3

Negros, brancos, índios e mestiços, na essência todos somos pessoas humanas. O Ser Cristão, não é somente gostar de ouvir a palavra de Jesus, mas assumir a causa da justiça e da paz. Defender a vida deve ser uma importante tarefa para todos nós.

A vocação maior de todo Cristão é AMAR, pois o amor nos faz compreender a entrega que Cristo fez de sua vida para redimir a humanidade inteira de seus pecados. O Pré-conceito racial e a intolerância religiosa, certamente não agrada o coração bondoso de Jesus. Como diz o profeta Amós 3,3: “andaram juntas duas pessoas se não tiverem de acordo?” essa pergunta perturba e intriga muitas pessoas, sobretudo quando se fala de um mundo melhor, e muitas vezes se pratica atos contra o negro e um puritanismo a cerca da questão religiosa.

Assumir a causa do negro é sobretudo assumir a nossa origem, se temos um Brasil cheio de riquezas culturais e materiais, se muitas vezes somos caracterizados como um povo acolhedor e ricos de belezas naturais, devemos aos nossos primeiros habitantes: os índios, mas com uma grande contribuição do negro africano que aqui chegou como escravo e muito trabalhou para o progresso desse país.

Sejamos ousados, e juntos vamos caminhar assumindo a causa de Cristo, que veio para que todos tivessem vida e vida em abundância, isso inclui o negro e sua religiosidade. Portanto, ouvindo o apelo de Jesus, que quer dar vida em abundância a todos, vamos dar as mãos e formar uma única roda, não a roda dos negros, dos brancos, dos índios e dos mestiços, mas sim a roda onde todos e todas, marchemos a favor da VIDA.

Diego da Silva Mourão

Vocacionado Redentorista 2009.

Vice-Província de Manaus

Um comentário:

Dr. Alberto Jorge Silva - Xɛ́byosɔnɔ̀n Ọba Méjì disse...

O seu texto nos remete a uma frase de Jesus: eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
Quando se utiliza o termo todos não há exclusão de quem quer que seja.
Penso que a maior dificuldade para os seguidores de Jesus é a compreensão plena de sua mensagem não excludente.
Idolatramos Jesus, essa é a triste realidade.
Nós o limitamos as nossas circunstâncias, as nossas visões canhestras e reducionistas.
Idolatrar no sentido pleno da palavra é submeter algo ou alguém aos nossos limites circunscritos pelo que somos e acreditamos, sem que haja margem para o mais além.
Enquanto a Palavra tem um sentido e um caráter universal, queremos delimita-la em um pequeno modo de ver o mundo e as pessoas por categorias preconcebidas.
É preciso vencer as barreiras que impomos ao nosso quintal e assim conquistarmos o mundo.
Uma conquista que tenha como base a igualdade de ser aquilo que se quer e se pode ser, dentro de suas próprias circunstâncias.
Se Deus que é Deus nos garante o princípio da liberdade, quem somo nós para delimita-la?