sexta-feira, 5 de setembro de 2008

"Sobre moluscolos e homens"

leitura Temática do texto: "Sobre moluscolos e homens" de Rubens Alves
O autor desenvolve um incrível pensamento sobre a educação e a forma de como se aprende.

“Nós homens somos animais de corpo mole, indefesos”, soltos numa natureza cheia de predadores, diferente dos moluscolos nós não teríamos muita chance de vida se fôssemos abandonados apenas com nossos corpos.

“É a necessidade que faz o homem pensar”, no cotidiano nos relacionamos com varias pessoas e deparamos-nos com todo tipo de atividade, se de fato quisermos nos manter num mundo capitalista devemos pensar e buscar conhecimento. No mundo de hoje está na frente quem tem mais informações. “O conhecimento é a concha que construímos para viver”.

“O pensamento só se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu”, com essa frase entende-se bem o que Rubens Alves nos quer transmitir quando diz: “Sem excitação, a inteligência permanece pendente...”, se no meu dia-a-dia uso a inteligência sem excitação eu não consigo produzir as conchas necessárias para a minha vida.

“A memória não carrega conhecimento que não fazem sentido e não podem ser usados”, a verdade é que aprendemos aquilo que nos interessa, e nos é favorável, por isso entende-se a critica do autor quando diz: “Duvido que os professores universitários passem no vestibular”, pois só temos aprendizagem sobre aquilo que nos excita, podemos ate decorar determinados conteúdos, mais concluo com as palavras do autor “O aprendido é aquilo que fica depois que tudo foi esquecido”.

Nenhum comentário: