segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VIDA DE SÃO JOÃO NEUMANN, REDENTORISTA


Nasceu a 28 de Março de 1811 em Prachatitz, Boémia, Eslováquia, numa casa que também era fábrica de meias. Filho de Filipe e Inês era o terceiro de seis irmãos educados dentro do espírito cristão, na coragem e na modéstia.
Amigo dos livros, sentia profunda compaixão pelos pobres. Um dia vendo um menino com um saco às costas, pedindo mantimentos, João disse: "vou com ele"; os dois recolheremos mais. Vamos primeiro pedir a casa do padrinho, depois aos parentes e conhecidos.
Gostava de ler histórias de aventuras e da descoberta da América por Cristóvão Colombo. Era o futuro missionário da América do Norte, onde havia de anunciar o Evangelho, estando-se a preparar, sem o saber.
Foi em Beweis que se afirmou na sua vocação sacerdotal. E em 1831 começou os estudos de Teologia na mesma Universidade, terminando-os no Seminário de Praga. Sabendo da falta de sacerdotes na América para atender os imigrantes e abandonados, cultivou o seu sonho: ser missionário na América.
Depois de muita oração e penitência, João Neuman foi ordenado sacerdote em 25 de Junho de 1836. Agora era sacerdote para sempre.
Pastor zeloso do seu povo, João percorreu toda a fronteira do Niagara, celebrando missa em cozinhas, em capelas improvisadas... No tempo livre que lhe restava ensinava às populações as primeiras letras numa escola, feita de troncos, que ele mesmo construíra.
Um dia conheceu os Missionários Redentoristas. O que mais o entusiasmou foi anunciar através das Missões a Palavra de Deus aos mais abandonados. E assim se tornou o primeiro noviço Redentorista nos Estados Unidos. Fez os seus votos a 16 de Janeiro de 1842 com 31 anos. Em 1847 foi nomeado Vice-Provincial dos Redentoristas nos Estados Unidos.
No dia 1 de Fevereiro de 1852, o Papa Pio IX nomeou-o Bispo de Filadélfia. Fundou Escolas Católicas Diocesanas que se difundiram por toda a América. Construiu e completou 80 Igrejas em 8 anos.
Promoveu a devoção a Nossa Senhora e foi ele quem primeiro propôs que a Festa da Imaculada Conceição, dia 8 de Dezembro, fosse dia Santo nos Estados Unidos.
Pelo seu dom de servir, mereceu do povo o nome de "O Bispo dos Pobres". Aos 48 anos morria de morte súbita. Em 1963 era Beatificado por Paulo VI em 1977 é proclamado Santo para a Igreja dos Imigrante, dos doentes e dos pobres.
São João Neumann celebra-se a 5 de Janeiro

Nenhum comentário: